

Núcleo de Atendimento Psicanalítico
O Núcleo de Atendimento Psicanalítico surgiu com o objetivo de oferecer suporte terapêutico por meio da Psicanálise a todos que precisam e também aos nossos alunos, ex-alunos e parceiros.
Muitas são as pessoas que reconhecem precisar de algum tipo de atendimento ou orientação emocional, mas não sabem o que devem fazer para escolher um tipo de terapia mais adequada a sua realidade emocional ou financeira. Outras pessoas sabem que precisam, mas não sabem com quem conversar a respeito, se sentem envergonhadas ou pouco confortáveis de pedirem ajuda. Por essas razões o Núcleo de Atendimento Psicanalítico (NAP) foi criado.
Nosso objetivo é oferecer orientação e acompanhamento terapêutico por meio da psicanálise.
Por meio da terapia psicanalítica tratamos:
Sintomas da ansiedade, depressão, sentimentos de isolamento, mudanças graves de humor, auto-estima baixa, infelicidade constante sem razão identificada, conflitos entre pessoas, dificuldade de concentração, preocupação excessiva, neuroses, comportamento autodestrutivo, sentimento de fracasso, problemas de relacionamento entre pais e filhos, insegurança sem razões claras, sentimento de fracasso profissional, angústias sem razões aparentes, traumas por abusos sexuais, fobias, medos, problemas emocionais que surgem de forma inconsciente e pensamentos negativos permanentes entre outros sintomas de problemas psíquicos.
Para estudantes de psicanálise e psicanalistas em fase inicial de carreira oferecemos:
-
Análise pessoal
-
Grupos de Estudos
Para informações e agendamentos:
Tel: (21) 99972-1226
atendimento@clubedotreinamento.com
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Nossas Referências
Nossa principal influência é Sigmund Freud. Temos uma formação freudiana em nossa essência, mas reconhecemos a importância de uma busca permanente que envolve pesquisa e aprofundamento dos conteúdos de outros pensadores da Psicanálise. Para nós, o rigor conceitual, a visão ampla e o estudo em profundidade se refletem na qualidade do atendimento clínico. Por essa razão razão Lacan, Melaine Klein e Winnicott também são nossas referências.

Sigmund Freud
A vida é bela, mas também pode ser muito cruel e difícil para algumas pessoas. Em algumas situações, por mais extremas e desesperadoras que possam parecer, devemos manter o pulso firme e o equilíbrio mental, pois esta é a melhor maneira de conseguir enxergar a luz no fim do túnel!

Jacques Lacan
Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou.

Winnicott
A criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer.

Melaine Klein
Quem come do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso

Psicanalista
Psicanalista, Pós-Graduando em Fundamentos da Psicanálise - Teoria e Clínica, Mestrando em Administração, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Marketing e Graduado em Marketing. Professor universitário, Colunista mensal sobre psicanálise, Professor de Metodologia da Pesquisa Psicanalítica, Marketing e outros conteúdos. Mentor de desenvolvimento pessoal e profissional na ONG Genaration Brasil, Consultor Educacional e de Competências Socioemocionais na Escola da Inteligência do Dr. Augusto Cury. Diretor do Clube do Treinamento para desenvolvimento pessoal e profissional, desenvolvimento de equipes e professor de oratória. Coach pela Sociedade Latina Americana de Coach - SLAC, credenciado pela International Association of Coaching - IAC, pelo Professional Coaching Alliance - PCA, pela Association for Coaching - AC e pela European Mentoring e Coaching Council – EMCC. Também possui a formação de Analista Comportamental pela ATOOLS Soluções para Recursos Humanos. Formação em Hipnose Clínica pelo pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Hipnose Clínica - SBPHC, Formado em oratória e técnicas de apresentação por Marcondes e Barucke Comunicação Empresarial.
Curriculo lattes lattes/CNPQ/MEC:

Grupos de estudos
Realizamos grupos de estudos de textos psicanalíticos para estudantes de psicanálise que precisam de maior aprofundamento e/ou entendimento dos principais textos e conceitos fundamentais para a melhor compreensão e prática da psicanálise.




Grupo de estudos

Descomplicando os conceitos de:
-
Pulsão
-
Pulsão de vida
-
Pulsão de morte
-
As Pulsões e seus Destinos
-
Libido
-
Recalque
-
Transferência
-
Contratransferência
Obs: Esse grupo é destinado para alunos de psicanálise que tenham dificuldades com o entendimento desses conceitos.
Serão usados exemplos práticos para melhor compreensão e dinamismo dos estudos.
Próximo grupo de estudos: Janeiro de 2023


Artigos e Publicações
Artigo
O ENSINO DA PSICANÁLISE E A FORMAÇÃO DO PSICANALISTA - COMPLEXIDADE, PROFUNDIDADE E CONSISTÊNCIA.

Artigo
O NEOLIBERALISMO E SEUS CUSTOS PSÍQUICOS: as pressões por um desempenho cada vez melhor ou a sensação de um fracasso cada vez maior


Participação no seminário Os Sujeitos da Psicanálise com o Christian Dunker no Instituto Scientia

Participação no seminário os Sujeitos da Psicanálise com Christian Dunker no Instituto Scientia da Psicanálise com Márcia Diretora do Intituto


Participação no seminário Os Sujeitos da Psicanálise com o Christian Dunker no Instituto Scientia
Perguntas mais frequentes
O que faz um psicanalista?
Ele é capaz de compreender angústias, pensamentos e ações de seus pacientes, trabalhando seus processos mentais com foco no presente e futuro de sua vida.
Qual a diferença entre a psicanálise e as outras formas de terapias?
O psicanalista não prescreve medicamentos e também não dá conselhos, opiniões, sugestões, nem oferece soluções aos problemas do paciente. O processo analítico visa o desenvolvimento da percepção do analisando a respeito dos seus conflitos internos, de forma que, ao elaborá-los, ele se torne cada vez mais capaz de lidar com sua vida emocional.
O que é Psicanálise?
Dentro da Psicologia existem diversas abordagens para se tratar uma pessoa, e a Psicanálise é uma delas, sendo considerada uma teoria da personalidade e também um método de psicoterapia. A Psicanálise consiste em investigar a mente humana e compreender seu funcionamento, tanto a vivência do comportamento humano como o tratamento de determinados distúrbios mentais, se forem diagnosticados.
Qual a diferença entre psicologia e psicanálise?
O psicólogo tem formação específica na área de psicologia e está habilitado para lidar com problemas de ordem psicológica e comportamental. O psicólogo pode atuar em uma clínica particular, empresa, escola ou em um hospital e tem capacitação para diagnosticar um teste vocacional, o perfil certo para uma vaga ou um quadro de ansiedade.
Já o psicanalista trabalha para melhorar a relação do ser com o mundo e com os seus questionamentos. De maneira geral, a psicanálise tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento e a habilidade em lidar com problemas do próprio eu.
Como funciona o tratamento psicanalítico?
Consiste em o paciente falar tudo o que estiver pensando sem se preocupar com o julgamento que o psicanalista possa fazer a respeito, afinal, ele não está ali para dizer o que é certo ou errado, o que o paciente deveria ou não fazer. É preciso que o paciente fale para que a mensagem trazida pelo sintoma possa ser decifrada, assim, o psicanalista não ataca o sintoma, mas sim busca entender suas causas.
Para que tipo de pessoa a psicanálise é indicada?
A psicanálise é indicada para todas as pessoas que têm uma demanda ou questão. Uma demanda é algo que se apresenta como um enigma pessoal, algo que não vai bem, alguma coisa que surge e que precisa de uma saída que não se consegue encontrar sozinho. Normalmente, diante de problemas e angústias, as pessoas reagem usando comportamentos e padrões de sofrimento, se colocando em um lugar de aceitação ou de resignação deste estado. Por exemplo, frente a uma grande cobrança de trabalho, pode-se ficar estressado. Frente à perda de alguém querido, pode-se ter baixa estima e desânimo. A psicanálise é para quem procura uma nova maneira de lidar com os impasses pessoais que não seja a resignação no sofrimento
A psicanálise trata o sofrimento das pessoas?
A psicanálise é também um método psicoterápico de tratamento de alterações psíquicas que causam sofrimento às pessoas, pela impossibilidade delas integrarem e expressarem mais livremente seus desejos, ou de o fazerem de modo muito turbulento.